top of page

Projetos e futuros

 

Estes são os nossos principais e maiores projetos. No entanto, não ficamos só por aqui, temos outros pequenos projetos que vamos anunciando à medida que forem acontencendo.

Rota das Catedrais Históricas

É um passeio que alia a cultura, o misticismo religioso, a diversão e a gastronomia, organizado pela Porto Histórico e Medieval.

Para mais informações contacta: rotadascatedrais@gmail.com

Melhor Feira Medieval de Portugal

 

Pretendemos realizar a melhor feira medieval de Portugal (seculos XII, XIII e XIV) na zona património histórico mundial da humanidade na cidade do Porto de 1 a 30 de Junho de 2015 e anos seguintes.

Participarão todas as confrarias de Portugal, todos os organismos de referencia e todas as organizações comerciais, turísticas, artísticas e culturais, respeitando-se a contextualização histórica de usos e costumes dos seculos XII, XIII, XIV e XV, “onde haverá lugar a espetaculos de toda a espécie, festivais, torneios, recontros e festas de jograis, de poesia, de musica e de “mesteirais” e tudo o que a imaginação conseguir e que o povo, todo o povo goste de ver”.

Recriação do Casamento Real

D. João I e Da. Filipa de Lencastre

 

O casamento real, na SÉ CATEDRAL do PORTO de D. João I, o de boa memoria e D. Filipa de Lencastre, mãe da ínclita geração, que ocorreu nesse mesmo ano da graça de 1387 e, sete anos depois, em 1394, ocorreu nova entrada triunfal dos reis de PORTUGAL, chegando a GAIA, onde foram recebidos pelas altas autoridades, incluindo o Bispo do PORTO, tendo atravessado de barco para o Cais da Ribeiro no Porto, onde foram recebidos pela Vereação Municipal e os HOMENS BONS da cidade e por muito POVO, tendo, toda a comitiva real iniciado o percurso que a levaria à Alfandega real, onde veio a nascer o Infante D. Henrique, o pai da globalização e que do Porto deu novos mundos ao mundo.

 

Destas realizações, far-se-á ressaltar a entrada triunfal no Porto, pela porta Nova (na antiga praia de Miragaia) do Rei de Portugal D. João I, a entrada da Rainha de Portugal D. Filipa de Lencastre, vinda directamente de Inglaterra, através de Vigo, entrando triunfalmente pela porta do Olival.

Recriação da chegada ao Porto

Nuno Álvares Pereira

 

A chegada ao Porto de D. Nuno Alvares Pereira, amigo pessoal do Rei, Homem mais rico de Portugal, Condestável do Reino e Vencedor de Aljubarrota. Ele desfilará na cidade com parte da sua casa, composta por centenas de Cavaleiros, Peões, Pajens, Criados e demais séquito, todos bem vestidos e que, em aclamação apoteótica, se deslocarão, vagarosamente para a Sé Catedral do Porto para assistirem ao casamento real.

bottom of page